PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PRÁTICA ONCO-PEDIÁTRICA

Autores/as

  • Gabriela S. Brandão de Sousa
  • Luciana Fernandes Maracaipe
  • Isabela A. Albuquerque
  • Alexsandro Barreto Almeida

Palabras clave:

Enfermagem, Pediatria, Estresse Psicológico

Resumen

O cuidar em oncologia pediátrica é desafiador, pois requer, além de recursos materiais e terapêuticos específicos, uma equipe multidisciplinar atenta para o que se passa no universo infantil. Exige profissionais com responsabilidade, compromisso, preparo e sensibilidade para cuidar da criança que ali se encontra doente. Apresenta-se como objetivo analisar artigos que contenham pesquisas acerca da formação do enfermeiro e nas dificuldades encontradas por enfermeiros onco-pediátricos na vida profissional. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica integrativa de abordagem qualitativa. Observou-se que a maioria das universidades brasileiras seguem o mínimo exigido da grade curricular de enfermagem, e isso acarreta consequências para os egressos recém-formados, ainda sem especialização que tentam entrar no mercado de trabalho oncológico. Os que conseguem ingressar e não estão totalmente preparados para a realidade da oncologia-pediátrica, durante o curso generalista, tem como incentivo e gastos extras dentro do mercado de trabalho, os estudos continuados oferecidos pelos contratantes e podem também ter como consequência em suas vidas, doenças ocupacionais.

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Publicado

2025-06-17

Cómo citar

Sousa, G. S. B. de, Maracaipe, L. F., Albuquerque, I. A., & Almeida, A. B. (2025). PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PRÁTICA ONCO-PEDIÁTRICA. Revista De Iniciação Científica E Extensão, 2(1), 46–50. Recuperado a partir de https://reicen.emnuvens.com.br/revista/article/view/136